MAPA Versão para impressão

 

A monitorização ambulatória da pressão arterial (MAPA) é um método não invasivo, pelo qual múltiplas medições da pressão arterial são realizadas automaticamente. Normalmente a duração do exame é de um dia e não deve interferir nas actividades diárias do indivíduo.

 

As principais indicações clínicas para a realização da MAPA são a hipertensão arterial (HTA) da bata branca, HTA de difícil controlo/ refractária, HTA paroxística e sintomas hipotensivos em doentes sob terapêutica anti-hipertensora.

 

Para a realização do exame o Cardiopneumologista deverá colocar uma braçadeira de largura adequada no braço não dominante, do doente, de acordo com a circunferência do braço. O aparelho é programado para fazer leituras com intervalos de vinte a quarenta minutos.

 

O doente é informado para manter, sempre que possível, o braço estendido cada vez que se inicia uma medição e, no caso de ocorrer falha na medição, o aparelho realizará uma outra imediatamente a seguir. É fornecido um diário para preenchimento das actividades diárias. Durante as 24h deve fazer a sua vida normal excepto tomar banho e seguir as indicações dadas pelo técnico.

 

Traga os nomes dos medicamentos que está a tomar e exames anteriores.

 

A entrega dos exames é efectuada em 3 dias úteis na clínica, ou em 5 dias no domicílio.

 

Voltar a Exames